
Em uma região megadiversa como a Amazônia, onde a riqueza arbórea conhecida até o momento conta com um número de aproximadamente 5.000 espécies, a produção e uso de ferramentas que facilitem a identificação dessas árvores pelos diferentes setores (florestal, acadêmico e público em eral) são extremamente importantes para dar qualidade e diminuir os erros de identificação que, em áreas de manejo florestal podem alcançar 70%.
Pensando nisso, este livro tem como objetivo servir de guia para identificação de espécies de árvores madeireiras que ocorrem na Amazônia e minimizar estes problemas. Este livro tem como objetivo servir de guia para identificação de espécies de árvores madeireiras da Bacia Amazônica, em particular aquelas bem conhecidas, amplamente distribuídas e exploradas devido ao grande valor comercial, embora estas representem apenas uma fração do potencial total desta floresta.
Para cada espécie é apresentado seu nome científico, nomes populares mais comuns, imagens de partes da árvore e descrições da base da árvore, tronco, casca, exsudatos, disposição e folhas. As descrições incluem também comentários e comparações com outras espécies parecidas, incluindo notas sobre habitat e distribuição geográfica. As espécies e informações aqui apresentadas foram coletadas durante várias expedições realizadas em diferentes regiões da Bacia Amazônica.
Espera-se que este guia ajude estudantes, engenheiros florestais, biólogos, ecólogos, extrativistas, comunitários, ribeirinhos, gestores de áreas protegidas e a todos os interessados nesta flora, contribuindo para melhorar a qualidade dos projetos de manejo econômico da floresta amazônica e contribuir para que a floresta permaneça em pé e sua biodiversidade seja mantida a longo prazo, de forma harmoniosa com o desenvolvimento econômico das populações e com sua qualidade de vida.
112 PÁGINAS
Capa dura